Quatro bombistas suicidas mortos no atentado contra esquadra de Surabaya, Indonésia

Quatro bombistas suicidas mortos no atentado contra esquadra de Surabaya, Indonésia

O primeiro, às 7h30 (horário local) atingiu a Igreja Católica de Santa Maria, em Surabaya, matando quatro pessoas.

"Houve três ataques em três igrejas", disse o porta-voz da polícia de Java Oriental, Frans Barung Mangera. Os ataques, levados a cabo por cinco membros de uma família, causaram 14 mortos e dezenas de feridos, de acordo com um novo balanço da agência noticiosa France Presse. Além disso, alegou-se que a família estava em contato com a organização terrorista Jamaah Anshorut Daulah (JAD), ligada ao DAESH na Indonésia.

O ataque foi feito por uma família, incluindo uma criança de oito anos, conforme o chefe de polícia local. Ele identificou um agressor como Dita e a mulher como Puji Kuswanti. O país está em alerta máximo nas semanas que antecedem o ramadã, que começa dentro de dois dias, porque são datas escolhidas por jihadistas para a realização de atentados.

Entre as vítimas está um menino de dez anos e 45 feridos. O EI assumiu a autoria do incidente, mas a Polícia indonésia descartou seu envolvimento.

Os cristãos representam cerca de 9% da população da Indonésia, que atinge 260 milhões de habitantes, enquanto os muçulmanos são 88% do total.

More news: Manchester United anuncia saída de Rui Faria — OFICIAL

Nos últimos anos, foram lançados outros ataques contra igrejas nesse arquipélago do Sudeste Asiático.

A polícia indonésia atirou e feriu um homem que atacou uma congregação da igreja na cidade de Sleman com uma espada durante a missa dominical em fevereiro. Na explosão, pelo menos 10 pessoas ficaram feridas.

Os atentados foram cometidos por uma família que tinha retornado da Síria e reivindicados pelo Estado Islâmico. A Indonésia é o país de maioria muçulmana mais populoso do mundo e lá está instalado um grupo satélite do Estado Islâmico que as autoridades acusaram ontem de ter levado a cabo o atentado. Os ataque foram concertados e distaram apenas alguns minutos.

A nona vítima morreu ao chegar a um hospital.

Related Articles