Coreia do Norte anuncia plano para desmantelar instalações nucleares

Coreia do Norte anuncia plano para desmantelar instalações nucleares

No sábado, a mídia estatal norte-coreana informou que o partido no poder decidiu desmantelar o local de testes nucleares entre os dias 23 e 25 de maio.

O planejamento da ação diz que todos os túneis serão derrubados com explosões, assim como instalações de observação, prédios de pesquisa e postos de segurança.

O governo afirmou que decidiu tomar "medidas técnicas" para desmantelar os centros.

Jornalistas da China, Rússia, Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul serão autorizados a aceder ao local para cobrir o acontecimento, evidenciando a preocupação de "mostrar de maneira transparente o desmantelamento das instalações de testes nucleares norte-coreanos", é referido no comunicado.

More news: Jerónimo ataca OPA chinesa e defende renacionalização da EDP

A existência do complexo foi revelado em outubro de 2006 com o primeiro teste nuclear norte-coreano, quando o país era liderado por Kim Jong Il, pai do atual líder.

"Se a Coreia do Norte adotar medidas ousadas para rapidamente se desnuclearizar, os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com a Coreia do Norte para alcançar a prosperidade na mesma medida dos amigos sul-coreanos", disse Pompeo, durante conferência de imprensa. Mas antes, convidou Moon Jae-in, presidente sul-coreano, a cruzar a fronteira com o norte.

Pyongyang acrescentou que tem intenção de promover no futuro contato "próximo" e diálogo com os países vizinhos e com a comunidade internacional, a fim de "garantir a paz e a estabilidade na Península da Coreia e em todo o mundo".

- O muito aguardado encontro entre Kim Jong Un e eu irá ocorrer em Cingapura em 12 de junho.

Related Articles