Embraer revela projeto de veículo aéreo urbano movido a eletricidade

Embraer revela projeto de veículo aéreo urbano movido a eletricidade

Desenvolvido em uma parceria com a Uber, o modelo foi apresentado no evento Uber Elevate Summit 2018, em Los Angeles O veículo deve ser utilizado no futuro pela empresa de compartilhamento de caronas, e carrega como missão oficial servir passageiros em ambientes urbanos "com base em segurança, experiência do passageiro, acessibilidade econômica e com baixo impacto para as comunidades, em termos de emissões e ruído", afirmou a Embraer em comunicado.

Com uma linha futurista, este modelo para já denominado de aparelho eléctrico de descolagem vertical (VTOL na sigla em inglês) surge com a aparência híbrida entre um automóvel voador e um mini helicóptero. "Acreditamos que é possível reduzir os custos para que estes veículos sejam equivalentes a um automóvel", disse diretor do Uber Elevate, Eric Allison. A companhia de transporte espera que em um futuro próximo esses veículos sobrevoem metrópoles como Los Angeles, conhecida por seus eternos engarrafamentos. "O nosso objetivo é melhorar radicalmente a mobilidade global", acrescentou.

A primeira demonstração do protótipo é esperada em 2020, sendo que a fase comercial deverá arrancar três anos depois. Segundo ele, a aeronave será totalmente elétrica e que poderá voar de 240 km/h a 320 km/h com uma autonomia de 96 km.

More news: Beijo entre Cido e Samuel repercute nas redes sociais — O Outro Lado

Com o mais recente anúncio, a Uber mostra que adiantou os planos.

A brasileira Embraer irá trabalhar junto com a Aurora Flight Sciences, Karem, Bell e Pipistrel Aircraft para oferecer versões para o carro voador.

A Uber - que anunciou uma nova aliança com a NASA e outra com a Força Aérea dos Estados Unidos - relevou também desenhos feitos por empresas de arquitetura dos "vertiportos", uma espécie de heliporto com várias plataformas situados no topo dos arranha-céus.

Related Articles