Presidente do PSB diz que desistência de Joaquim Barbosa é 'compreensível'

Presidente do PSB diz que desistência de Joaquim Barbosa é 'compreensível'

Questionado sobre as conversas que tem tido com o presidente Michel Temer, Alckmin negou que esteja negociando qualquer tipo de indulto para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para o próprio Temer, cuja investigação pela Procuradoria Geral da República (PGR) foi prorrogada. "Decisão estritamente pessoal", escreveu. O anúncio foi feito na rede social Twitter oficial de Barbosa.

Doutor e mestre pela Universidade de Paris-II Panthéon-Assas, o ex-ministro é professor licenciado da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Ele diminuiu a resistência e tem estimulado a ventilação do nome de Joaquim Barbosa como candidato, a fim de pressionar a cúpula do PSDB.

Aldo Rabelo então deixou o (PSB) e se lançou a pré-candidato á presidência pelo partido Solidariedade.

O partido afirmou que a decisão do ex-ministro do STF "ocorre nos termos da pactuação" entre os 2. O presidente disse que o partido vai discutir o que fazer a partir de agora nas próximas semanas. Ao comentar a pulverização das candidaturas, porém, destacou o desempenho da esquerda nas pesquisas, mesmo quando era esperada a candidatura de Barbosa. Segundo relatos, ele disse que tomaria uma decisão no final de semana, mas demonstrava sinais de que desistiria.

More news: Why It's The Right Time To Leave Man City — Yaya

Barbosa se filiou ao PSB no início de abril, durante evento em um hotel na capital paulista. Desde o ano passado, havia alas na legenda que defendiam uma aliança com o PT ou mesmo com o PSDB. Ele chegou a aparecer como alternativa para vencer Jair Bolsonaro no segundo turno.

Já para a pré-campanha do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a saída de Joaquim Barbosa da disputa reabre a possibilidade de diálogo do PSB com todos os partidos.

A avaliação é que Barbosa era a principal incógnita da eleição e o único nome de fora da política no jogo e, por isso, sua desistência altera o cenário.

Uma liderança emedebista, que pediu para não ser identificada, avaliou que a desistência abre um pouco de espaço para os candidatos do chamado centro político, mas admitiu que a tendência é de o PSB se coligar com algum partido de esquerda, como o PDT do pré-candidato Ciro Gomes. "Ninguém sabe quem ganha, porque ele não tinha se posicionado ainda".

Related Articles