Partido do premiê Viktor Orban lidera eleições legislativas na Hungria

Partido do premiê Viktor Orban lidera eleições legislativas na Hungria

As urnas fecham às 19h.

Os primeiros resultados devem ser divulgados no final da noite.

Cerca de 7,9 milhões de húngaros foram chamados a votar hoje, nas 10.285 assembleias de voto criadas.

Mesmo sem o resultado oficial definido, Orban reivindicou uma "vitória histórica" nas eleições, que o levaria para um terceiro mandato consecutivo na liderança do Executivo, e o quarto em sua carreira.

O comparecimento horas antes do fim da votação era de 68,1%, acima dos 61,7% na eleição de 2014, quando Orbán foi reeleito pela primeira vez. Poderá mesmo descer para uma maioria relativa, o que seria um sério revés para a sua política, assente em propostas anti-migração. Ao mesmo tempo, um diário conotado com a oposição revelou nos últimos dias vários escândalos de corrupção que, alegadamente, envolvem pessoas próximas de Orbán.

Segundo as projeções, citadas pelo Euronews, o seu partido, o Fidesz, deverá obter 67% dos votos, enquanto o partido de extrema-direita, Jobbik, deverá ficar em segundo lugar e em terceiro o Partido Socialista.

More news: Colaborador de político ouvido no caso Marielle é assassinado

Admirado pelas direitas populistas europeias e criticado pelos que o acusam de deriva autoritária, o primeiro-ministro húngaro, que se tornou um paladino da luta contra a imigração na Europa, quer tornar irreversíveis as transformações que impulsou desde seu retorno ao poder.

"A alta participação é uma boa notícia para aqueles que querem mudanças, porque sabemos que são uma maioria e a grande questão é se iriam votar ou não", assegurou, por seu lado, o candidato da coligação de esquerda, Gergely Karácsony.

Quando estão contados 84,7% dos votos, o Fidesz e o seu aliado, o pequeno Partido Democrata-Cristão, conquistaram 133 dos 199 assentos parlamentares, o mínimo necessário para uma maioria de dois terços.

Às 106 circunscrições apresentaram-se quase 1.500 candidatos, em representação de 105 organizações e partidos, muitos deles locais.

Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.

Related Articles