Sérgio Cabral é transferido do Rio para presídio em Curitiba

Sérgio Cabral é transferido do Rio para presídio em Curitiba

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou hoje (18) a transferência do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral da Cadeia Pública José Frederico Marques, na capital fluminenese, para o Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ele deve passar a noite na carceragem da Polícia Federal em Curitiba e transferido para seu destino final na manhã de sexta (19). Também nesta quinta, a juíza do Rio Caroline Figueiredo aceitou pedido do mesmo teor do Ministério Público Federal do Rio. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal que apontou regalias ao emedebista no sistema prisional do Rio.

"Mantendo-o no Rio de Janeiro, constituirá um verdadeiro desafio às autoridades prisionais ou de controle prevenir a ocorrência de irregularidades e privilégios", diz Moro, acrescentando: "É de interesse público retirá-lo do Estado do Rio de Janeiro para romper ou dificultar seus contatos com os anteriores parceiros criminosos".

A transferência é necessária, segundo a decisão, pois "há um risco concreto de que ele [Cabral] possa utilizar essas relações para, continuamente, obter ou tentar obter privilégios no cárcere".

"O ex-governador nunca gozou de benesses indevidas nas unidades em que esteve acautelado". Além disso, a ação do MP cita entregas e visitas na área externa do presídio, incluindo algumas feitas por deputados. Essa seria a única forma de o aparelho entrar no sistema penitenciário.

O juiz federal Sérgio Moro também determinou a transferência de Cabral, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) do Paraná, com base nas investigações feitas do Ministério Público do Rio.

More news: Enrique Iglesias mostra um dos filhos pela primeira vez

Na ação civil pública por improbidade administrativa movida pelo MP-RJ, os promotores também pedem que deixem seus cargos o subsecretário-adjunto de gestão operacional da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), Sauler Antônio Sakalen; o diretor e o subdiretor da penitenciária Bangu VIII, respectivamente, Alex Lima de Carvalho e Fernando Lima de Farias; e o diretor e o subdiretor da Cadeia Pública de Benfica (onde Cabral está atualmente), Fábio Ferraz Sodré e Nilton César Vieira da Silva, respectivamente.

Em outubro, o juiz Marcelo Bretas, do Rio, havia autorizado a transferência do ex-governador para Mato Grosso do Sul.

A primeira transferência de Cabral acabou sendo revogada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após recurso da defesa. "Tudo que se relaciona ao ex-governador Sérgio Cabral é tudo muito inusitado, tudo potencializado, e a gente já está fora do convencional há muito tempo", avaliou. "Se não me engano, é a maior empresa de bijuteria do Estado", afirmou. Cabral já esteve custodiado em Curitiba por cerca de uma semana, em dezembro de 2016.

Cabral está condenado a 87 anos de prisão na Lava Jato.

Related Articles

  • Alec Baldwin defende Woody Allen das acusações de assédio

    Alec Baldwin defende Woody Allen das acusações de assédio

    Dylan Farrow , a filha adotiva do realizador, acusa-o de tê-la molestado quando tinha apenas sete anos. A mãe de Selena Gomez não queria que a filha trabalhasse com Woody Allen .
    El cese bilateral fue tomado por el ELN para seguir delinquiendo

    El cese bilateral fue tomado por el ELN para seguir delinquiendo

    Asimismo, el ELN ha establecido que todas estas acciones han provocado mucha inseguridad en Colombia pero que aún así se mantiene la voluntad de negociar un nuevo cese al fuego.
    El Celta es el antídoto perfecto del Barcelona

    El Celta es el antídoto perfecto del Barcelona

    El quinto tanto azulgrana llegaría en un cabezazo de Ivan Rakitic en un saque de esquina casi al final del encuentro (87). Y después, Gerard Moreno, hizo el 0-2 definitivo en medio de un lío defensivo entre Toño García y Raúl.
  • Nasceu o terceiro filho de Kim Kardashian e Kanye West

    Nasceu o terceiro filho de Kim Kardashian e Kanye West

    Kim Kardashian sofre de placenta acreta , uma condição que causou vários problemas durante o parto do segundo filho, Saint . A barriga de aluguel teve algum contato com o bebê, que imediatamente ficou sob os cuidados da socialite e do cantor.
    Estoril-FC Porto a 21 de fevereiro tem luz verde da UEFA

    Estoril-FC Porto a 21 de fevereiro tem luz verde da UEFA

    Um susto marcou o jogo entre Estoril e Porto , na noite desta segunda-feira, no estádio Antônio Coimbra da Mota, em Estoril. O estádio do Estoril-Praia aparentemente não oferecia em condições de segurança, o que é inédito num jogo da primeira liga.
    Rui Rio venceu eleições na região — Eleições/PSD

    Rui Rio venceu eleições na região — Eleições/PSD

    Como este caso há inúmeros. "Acho que ele fez exatamente aquilo que devia, que fez muito bem em tê-lo dito", afirmou. O novo líder do PSD gostará de se rodear de pessoas "que não dependem da política", explica.
  • Silvio Santos cria perfil no Twitter

    Silvio Santos cria perfil no Twitter

    De acordo com as notícias divulgadas pelo Jornal O Globo , o político tentou ser didático ao abordar o tema que ronda o seu mandato no momento, que é sobre a aprovação da reforma da Previdência.
    Japão alerta para

    Japão alerta para "encanto ofensivo" da Coreia do Norte

    Ele afirmou que a Coreia do Norte está cada vez mais perto de lançar um míssil contra os EUA e disse que seu país precisa de mais sistemas de defesa de mísseis.
    Luana Piovani tieta Silvio Santos e apresentador reage:

    Luana Piovani tieta Silvio Santos e apresentador reage: "Quem é você?"

    O humorista deve voltar a gravar no dia 22, quando volta a participar do Programa do Silvio Santos . O mais curioso, neste caso, é a reação do apresentador diante da ex-global.
  • Temer responde a questionamentos da Polícia Federal

    Temer responde a questionamentos da Polícia Federal

    Em breve, acaba o prazo fixado para as diligências e o inquérito será devolvido à Procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Temer responde que não "havia tomado conhecimento da afirmação", e que por isso, não saberia informar a sua razão.
    IOS terá função para desligar desaceleração intencional

    IOS terá função para desligar desaceleração intencional

    Depois de pedidos de desculpa e da redução do valor da troca das baterias, o CEO adicionou mais uma medida. Apesar dos ânimos estarem um pouco mais calmos, a Apple ainda está envolvida em uma polêmica.
    Condenado no caso Richthofen, Daniel Cravinhos deixa prisão

    Condenado no caso Richthofen, Daniel Cravinhos deixa prisão

    Ele deixou a unidade, conhecida por abrigar detentos de casos de grande repercussão, às 16h35, conforme apurou o G1. A decisão da Justiça de São Paulo, no entanto, determinou que a pena passe a ser cumprida em regime aberto.