Papa defende bispo suspeito de acobertar abuso sexual

Papa defende bispo suspeito de acobertar abuso sexual

O papa Francisco casou no avião uma comissária e um comissário de bordo chilenos, durante a viagem de Santiago a Iquique.

"Não há uma só prova contra, tudo é calúnia".

"No dia que me trouxerem uma prova contra o bispo Barros, aí vou falar", garantiu Francisco.

O papa Francisco concluiu nesta quinta-feira (18) uma visita ao Chile, marcada por polêmicas, e seguiu viagem para o Peru. O pontífice vem sendo duramente criticado no país por não afastado o bispo, acusado de ter feito vista grossa aos crimes de pedofilia cometidos pelo padre Fernando Karadima, condenado em 2011 por abusar sexualmente de adolescentes.

No mesmo dia, ele manteve encontro privado com vítimas de estupro e abuso por padres, com as quais conversou, "rezou e chorou", segundo relato do porta-voz do Vaticano.

More news: Relevada sinopse de Solo: Uma História Star Wars

Paula Podest Ruiz, de 39 anos, e Carlos Ciuffardi Elorriga, de 41 anos, disseram ao papa que haviam se casado em uma cerimônia civil, mas a cerimônia religiosa planejada na igreja que o casal frequentava em Santiago não aconteceu porque o local foi gravemente danificado no terremoto de 2010 no país.

"Aqui?", devolveram a pergunta, atônitos, recebendo resposta positiva do papa.

"Não é a primeira vez que o papa pede provas sobre as denúncias de acobertadores de sacerdotes denunciados por violação de menores", disse à AFP o ex-padre Alberto Athié, membro da Rede pelos Direitos das Vítimas de Abuso Sexual. A ata do casamento foi assinada por um bispo chileno que também estava a bordo.

O ocorrido foi divulgado pela conta oficial da empresa aérea Latam, que indicava que os sortudos eram Paula Podest e Carlos Ciuffardi, ambos comissários de bordo responsáveis por assegurar o conforto dos passageiros no voo.

No desfile do papamóvel antes da missa em Iquique, Francisco desceu do carro para ajudar uma carabineira (policial militar) que havia caído do cavalo -a agente teve ferimentos leves.

Related Articles