Presidente do Peru pede "calma" aos habitantes da região afetada — Sismo

Presidente do Peru pede

O primeiro balanço sobre as consequências do sismo indicava que tinham morrido duas pessoas, mas o governo corrigiu a informação para apenas uma vítima mortal, na região de Arequipa, 45 feridos graves e 20 ligeiros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve magnitude 7.1 pontos na escala Richter, com epicentro no Oceano Pacífico, a 40 km da cidade de Acari, no departamento de Arequipa.

Inicialmente, Jorge Chavez, chefe da Defesa Civil do Peru, disse em entrevista a uma rádio local que a segunda morte ocorreu na cidade de Bella Union. Equipes de socorro e suprimentos seriam transportados por cidades mais próximas, acrescentou.

"Vamos enviar tudo o que for necessário", salientou, antes de indicar que ainda não há um número definitivo de vítimas nem dos danos causados.

O ministro da Saúde, Abel Salinas Rivas, disse à RPP que trabalhadores de resgate falaram com representantes da mina informal Estrella e confirmaram que ninguém estava desaparecido.

More news: Tévez trabajó en Cardales — Regalo de Reyes

Muitas cidades estão sem eletricidade e estradas foram danificadas.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, viajou neste domingo para a região no sul do país que foi atingida pelo terremoto.

O centro de alerta de tsunami, por sua vez, descartou a possibilidade de ondas gigantes na costa do Peru e do Chile, mas as autoridades estão monitorando a situação e o efeito das réplicas.

Um representante da Southern Copper afirmou que não havia relatos de danos nas minas Cuajone e Toquepala, nas áreas de Moguegua e Tacna.

O terremoto também foi sentido ao norte do Chile, vizinho do Peru.

Related Articles

  • Nacional. Incêndio em associação faz vários mortos em Tondela

    Nacional. Incêndio em associação faz vários mortos em Tondela

    A instituição apresentou as condolências à família do antigo secretário-geral da Associação de Futebol de Coimbra de 6 anos.
    Trump chama países de 'pocilgas', dizem parlamentares

    Trump chama países de 'pocilgas', dizem parlamentares

    O comentário referia-se ao debate sobre a chegada massiva de estrangeiros do Haiti, de El Salvador e de nações africanas. Com sua decisão, Trump abriu as portas para sejam deportados. "Essa não foi a linguagem usada", escreveu.
    Trocar bateria do iPhone por 29€ em Portugal — Apple

    Trocar bateria do iPhone por 29€ em Portugal — Apple

    No dia 21 de dezembro, usuários entraram na Justiça em busca de reparações pela queda de desempenho de seus smartphones. Segundo a empresa, isso se deve à piora do desempenho da bateria de íon-lítio com o tempo.
  • Pelo menos 17 mortos em bombardeamento

    Pelo menos 17 mortos em bombardeamento

    Em Arbin, duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas, enquanto em Midera a ONG contabilizou dois mortos e seis feridos. Pelo menos 1.939 pessoas, incluindo 700 civis, morreram na Síria, só no mês de dezembro.
    Centeno espera período

    Centeno espera período "motivante" no Eurogrupo — Vídeo

    O ministro das Finanças português foi o mais votado na primeira volta (oito votos), após a qual saíram da "corrida" a letã Dana Reizniece-Ozola e o eslovaco Peter Kazimir, tendo depois derrotado o candidato luxemburguês Pierre Gramegna na segunda volta da eleição.
    Separatistas querem reeleger Puigdemont presidente da Catalunha

    Separatistas querem reeleger Puigdemont presidente da Catalunha

    Uma vez que se forme o Parlamento, os potenciais líderes do governo regional enfrentarão um voto de confiança. O líder catalão, de 52 anos, proclamou a independência da região após o resultado do referendo.
  • Notas do Enem serão divulgadas no dia 18 de janeiro

    Notas do Enem serão divulgadas no dia 18 de janeiro

    O Ministério da Educação antecipou em um dia a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) 2017. Para aqueles que se esqueceram da senha, o Inep sugere que a recuperação seja feita com antecedência.
    Rodrimar desmente Rocha Loures no inquérito dos portos

    Rodrimar desmente Rocha Loures no inquérito dos portos

    Questionado pelos delegados da PF o que seria essa "exposição", Loures disse desconhecer essa afirmação. O interrogatório do presidente é uma das últimas diligências do inquérito.
    Recuperação judicial da Oi é homologada

    Recuperação judicial da Oi é homologada

    Também mandou a Oi estender o pagamento de taxas aos credores de todo tipo que desejarem se comprometer a investir na operadora. Ele invalidou a seção 11 do anexo, que permitiria o reembolso de despesas incorridas pelos credores na busca de seus créditos.
  • Golpe fracassa e S&P rebaixa nota do Brasil

    A agência citou ainda as turbulências políticas como fator que piora as perspectivas, fazendo alusão à Lava Jato. Agora, a agência é a primeira a deixar o país três degraus abaixo do nível considerado seguro para investidores.
    Acordo nuclear com o Irão

    Acordo nuclear com o Irão "funciona", diz Mogherini

    Segundo a Casa Branca, a decisão vem em resposta à recente repressão, por Teerã, de manifestações antigoverno. No entanto é improvável que o Irã e ou aliados europeus dos EUA concordem com tal mudança.
    Rede Globo muda sistema de votação do Big Brother Brasil 18

    Rede Globo muda sistema de votação do Big Brother Brasil 18

    Para se cadastrar, é necessário informar o nome, e-mail, data de nascimento e uma senha de até 15 dígitos. O internauta poderá, ainda, usar seu cadastro do Google ou do Facebook para facilitar o processo.