Coreia do Norte participará das Olimpíadas de Inverno, no Sul

Coreia do Norte participará das Olimpíadas de Inverno, no Sul

Além da participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, os lados devem abordar uma série de questões, incluindo a reunião das famílias, separadas após a Guerra da Coreia, bem como a questão da redução das tensões na Península da Coreia, de acordo com Cho Myoung-gyon.

A imprensa sul-coreana também avançou que a Coreia do Norte restabeleceu uma linha telefónica militar de emergência com o Sul, o que representa o segundo canal de comunicação reaberto entre as duas coreias no espaço de uma semana.

A agência indicou que o funcionário norte-coreano fez esta breve declaração aos repórteres durante uma escala no Aeroporto Internacional de Pequim. Ele também assegurou que seu país alcançou o objetivo de ser um Estado plenamente nuclear.

O encontro entre as duas Coreias acontece na sequência da manifestação de vontade do líder norte-coreano, que durante a mensagem de Ano Novo abriu a porta ao diálogo com o Sul, admitindo a participação de atletas na competição olímpica.

Trump disponível para reunião EUA-Coreia nas
Estou disposto a conversar com a Coreia do Norte, diz Trump

As delegações incluem altos funcionários dos ministérios esportivos dos vizinhos e comitês olímpicos. Os dois países não estabelecem oficialmente relações diplomáticas e tecnicamente estão em guerra há mais de 65 anos.

O Conselho de Segurança da ONU adoptou no fim de Dezembro um novo pacote de sanções para Pyongyang, aprovando por unanimidade uma resolução norte-americana que proíbe o fornecimento de quase 75% dos produtos derivados de petróleo à Coreia do Norte e ordena a deportação de todos os cidadãos norte-coreanos a trabalhar no estrangeiro até ao fim de 2019.

Em junho de 2017, a China propôs um chamado plano de duplo congelamento prevendo o cessar da atividade nuclear da Coreia do Norte em troca do fim dos exercícios militares conjuntos entre EUA e Coreia do Sul. Os americanos responderam com ameaça de aniquilamento da Coreia do Norte pela força militar.

Os Jogos de Inverno de 2018 acontecerão entre 9 e 25 de fevereiro, em PyeongChang, município situado a pouco mais de 100 quilômetros da fronteira norte-coreana.

More news: Ex-estrategista da Casa Branca pede desculpas para Trump

Related Articles