China aumenta restrições ao comércio com a Coreia do Norte

China aumenta restrições ao comércio com a Coreia do Norte

Para a Coreia do Sul, a participação da Coreia do Norte nos Jogos ajudaria a aliviar a tensão entre os dois países.

Os diálogos serão conduzidos em Panmunjom, localidade da fronteira situada na Zona Desmilitarizada que divide a península coreana.

Depois de ignorar Moon por meses, Kim abraçou a proposta da Coreia do Sul no discurso de Ano Novo.

Segundo o porta-voz do Ministério para a Reunificação, Baek Tae-hyun, na agenda das conversações estão os Jogos Olímpicos de inverno em PyeongChang, em fevereiro, e a melhoria das relações bilaterais. Para já, ainda não se sabe quem participará na reunião.

"Alguém realmente acredita que as negociações e o diálogo estariam a acontecer entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul se eu não tivesse sido firme, forte e disposto a comprometer o nosso 'poder' total contra o Norte?", escreveu Trump no Twitter.

More news: Maduro aumenta salara mínimo por sexta vez

Em sua mensagem de fim de ano, em 31 de dezembro, Kim Jong-un, em uma rara declaração amistosa, desejou "sinceramente" que os Jogos de PyeongChang tenham "resultados positivos".

"A conversa telefônica durou 20 minutos", declarou um funcionário do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, sem mais detalhes.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre isso, mas disse que Trump e Moon concordaram em "desarmar as Olimpíadas e nossos exercícios militares" para garantir a segurança dos jogos e que uma "delegação de alto nível" compareça.

O Departamento de Defesa dos EUA, o Pentágono, nega as alegações de que os EUA realizarão uma operação militar contra a Coreia do Norte. Ontem à noite, o primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, já tinha sublinhado essa ideia, ao reforçar que a Coreia do Norte continua a representar uma ameaça.

Mattis também creditou a pressão internacional liderada pelos Estados Unidos sobre a Coreia do Norte sobre seus programas de armas nucleares e mísseis para a oferta de conversas de Pyongyang com o Sul, mas acrescentou que é muito cedo para dizer se o gesto norte-coreano é significativo.

Related Articles