'Superlua do Ano Novo' foi a segunda mais brilhante desde 2000

'Superlua do Ano Novo' foi a segunda mais brilhante desde 2000

É que a primeira noite de 2018 será iluminada por uma Superlua. "A próxima com aproximação semelhante será somente em 24 de dezembro de 2026", disse Josina.

A Lua não é o único astro que, por estes dias, apresenta um diâmetro aparente maior do que é habitual. Segundo o Instituto Simepar, a previsão para a noite do dia 1º será de alguma nebulosidade, mas com momentos de abertura que vão permitir a visualização da lua.

A super lua mais favorável à sua observação é a de hoje. Nesse momento, o espaço entre os astros será de 356.565 km. O fenómeno, que faz com que a lua pareça maior e mais brilhante no céu, resulta de uma coincidência entre a lua cheia e a passagem do planeta por uma posição próxima da Terra.

More news: Usuários em todo o mundo relatam queda no serviço do WhatsApp

No último dia do mês, teremos uma nova Lua Cheia.

Segundo a agência espacial, ela estará completamente cheia por volta das 0h24. Para que entenda melhor, e tenha uma melhor perceção da distância, no apogeu, o ponto mais distante entre a Terra e a Lua, a distância aumenta para 405 mil quilómetros.

Mas esta "Lua Azul" será ainda mais rara pois, além de ser uma superlua (ocorrendo um dia depois de ter atingido novamente o seu perigeu), ela estará muito perto do plano da órbita da terrestre, sendo coberta pela sombra da Terra, o que originará um Eclipse Total da Lua.

Related Articles