Alerta especial da meteorologia por causa da tempestade Bruno

Alerta especial da meteorologia por causa da tempestade Bruno

"Registámos 40 quedas de árvores, 58 inundações, 21 quedas de estruturas e 24 vias que necessitaram de limpeza, com os distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu a serem os mais afectados", disse à agência Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), cerca das 00h00 de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para a chegada de uma superfície frontal fria associada à tempestade Bruno, durante os próximos dias, com chuva, ventos fortes e agitação marítima.

De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, foram lançados avisos de precipitação, de rajadas (vento) e de agitação marítima para o país inteiro, sendo que o nível mais elevado (o 'laranja') foi emitido para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real e Guarda.

Segundo a mesma fonte da ANPC, os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto também foram afectados pelo mau tempo, mas com uma intensidade menor.

More news: William Waack deixa a Rede Globo após repercussão de comentário racista

Estas são razões que levam a Marinha a recomendar, à população em geral, que se abstenha da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de actividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, enquanto aos pescadores lúdicos de pesca à cana é aconselhada cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

No Algarve e Alentejo, segundo o site Meteofontes, a chuva poderá chegar só ao final da próxima madrugada, mas já de forma mais fraca e com vento mais fraco também, podendo, no entanto, ter rajadas a rondar os 70 km/h, sendo até 90 km/h nas terras altas.

"Temos um período mais crítico na quinta-feira, essencialmente entre a meia-noite de amanhã [quarta-feira] e as 15:00 [de quinta-feira], no qual a agitação marítima pode ser pontualmente mais elevada e as ondas previstas são de noroeste com cinco a seis metros."

Related Articles