Documento de veículos terá versão digital até o final de 2018

Documento de veículos terá versão digital até o final de 2018

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) anunciou, em resolução publicada nesta quarta-feira (13), que até o fim do ano que vem os motoristas de todas as regiões do país terão acesso a uma versão eletrônica do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Ainda não há muitos detalhes sobre como funcionará o aplicativo - o primeiro protótipo dele deverá ser apresentado em breve -, mas já se sabe que os Detrans de todos os estados e do Distrito Federal deverão estar prontos para a nova tecnologia até 31 de dezembro de 2018.

Resolução do Contran determina criação de versão eletrônica do CRLV até o fim de 2018 em todo o território nacional. Denominado CRLVe, o documento eletrônico permitirá que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) "promova o desenvolvimento de um modelo digital do CRLV". Os condutores poderão optar pelo porte do documento tradicional, impresso, ou pela versão eletrônica. Semelhante à solução da CNH, o 'E-Título' será um documento pelo smartphone com a mesma validade legal daquele em papel-moeda, que continuará valendo.

More news: Anunciado pelo Palmeiras, Weverton chega para disputar posição com Prass e Jailson

A norma também dá 180 para os departamentos de trânsito atualizarem suas bases de dados junto ao Registro Nacional de Veículo Automotores (Renavam), com as informações sobre os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como sobre o licenciamento.

"Esta aprovação é mais um passo do Sistema Nacional de Trânsito no sentido de oferecer à sociedade a possibilidade de utilização de documentos eletrônicos, assim como já fizemos com a Carteira Nacional de Habilitação, que traz mais segurança e facilidade para todos, pois o celular já está integrado à vida de grande parte dos brasileiros", explica o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, em nota.

Related Articles