Melhor chuva de meteoros do ano começa hoje; saiba como vê-la

Melhor chuva de meteoros do ano começa hoje; saiba como vê-la

O céu de toda a região será iluminado por "estrelas cadentes" a partir das 21h30min desta quarta-feira (13/12).

As Gemínidas ocorrem anualmente, entre os dias 9 e 19 de dezembro, mas entre os dias 13 e 14 o fenômeno chegará ao seu ápice, quando é possível observar a maior quantidade de meteoros por hora. De acordo com a Nasa, estão previstos um meteoro por minuto. Desta vez, poderão ser vistos cerca de 120 estrelas cadentes por hora.

Para aproveitar esse momento, vamos publicar fotos feitas pelos leitores nesta página e no perfil da Folha no Instagram (@folhadespaulo). Insultos e ofensas serão vetados.

More news: Ederson brilha e City vence clássico contra o United em Manchester

Assim como os cometas, esse asteróide se desintegra toda vez que se aproxima do Sol. Ver um meteoro depende, também, de sorte e paciência - já que é preciso esperar a hora certa até que uma estrela cadente apareça. De acordo com o Observatório Nacional, a "Super Lua mais favorável para observar será em 2018, a do dia 1 de Janeiro, em que os instantes do perigeu e da lua cheia estão apenas desfasados de 4 horas e 35 minutos". Se você olhar mais para longe da constelação, por exemplo, vai conseguir observar os meteoros com caudas mais longas. Esta é uma das únicas chuvas de meteoros que não surge de um cometa. E, segundo o Instituto Simepar, Curitiba deve ser um dos poucos lugares em que o fenômeno não poderá ser visto, já que o tempo nublado na capital e no Litoral deve dificultar a visualização. Para quem prefere ficar em casa, a agência transmitirá ao vivo para todo o mundo o show luminoso. Sua origem está no asteroide batizado '3200 Phaethon' (Fáeton, filho de Hélios, o deus Sol na mitologia grega) um cometa que perdeu seus elementos voláteis, que leva 3,3 anos para completar sua órbita. Trata-se apenas de um lindo espetáculo espacial.

Aliás, acredita-se que a intensidade da chuva de meteoros Geminídios se intensifique ano após ano.

Related Articles