Autoeuropa comunica novos horários aos trabalhadores com sábados incluídos

Autoeuropa comunica novos horários aos trabalhadores com sábados incluídos

Em comunicado, a CT da Autoeuropa acrescenta ter, "também a pedido dos trabalhadores", convocado "plenários para o próximo dia 20 de dezembro", tendo como ponto de ordem de trabalhos: discutir a situação da empresa e exigência de nova negociação, apresentação do caderno reivindicativo e outros.

Entre 29 de janeiro e até às férias de agosto, haverá dois tipos de turnos, em semanas de cinco dias de trabalho individual: turno da noite a funcionar de segunda a sexta-feira, com as folgas fixas ao sábado e domingo; turno da manhã e da tarde, de segunda-feira a sábado, mas com uma folga fixa ao domingo e uma folga rotativa de acordo com o calendário.

Comissão "rejeita por completo" decisão de novos horários anunciados pela empresa alemã.

A Autoeuropa admitiu na semana passada avançar com um novo horário sem o acordo dos trabalhadores, depois das duas propostas de modelo de trabalho terem sido chumbadas pela maioria dos funcionários da fábrica de Palmela.

O último pré-acordo, negociado entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da fábrica de Palmela, que previa a laboração contínua em 17 turnos de trabalho, com rotação semanal, foi rejeitado por 63% dos trabalhadores no referendo realizado no passado dia 29 de novembro.

6 - Se o trabalhador produzir durante o dia de folga, este dia vai ser pago como o equivalente ao pagamento ao sábado.

More news: ¿Cuánto le costará a Reino Unido el Brexit ?

"Esta proposta é muito próxima daquela que levou à greve de 30 de agosto", lamenta Eduardo Florindo, dirigente do SITE-Sul, afeto à CGTP, manifestando-se "completamente contra" a imposição de horário na Autoeuropa.

A gestão da fábrica está pressionada pela meta de produção de 240 mil veículos no próximo ano, para a qual adaptou a linha de montagem mas cujo horário de trabalho tem estado há meses em discussão com a comissão de trabalhadores.

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa tomou esta terça-feira uma posição em relação à decisão unilateral da empresa anunciada esta manhã.

Existência de um prémio "adicional de 100% sobre cada sábado trabalhado (pagamento mensal)". Este pagamento dos sábados a 100% poderá ainda ser acrescido de mais 25%, caso sejam cumpridos os objetivos de produção trimestrais.

Haverá, diz a administração, uma "redução das horas semanais trabalháveis para 38 horas" (em média).

Related Articles