Suspensa nesta quinta visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Suspensa nesta quinta visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O responsável pela área, o ambientalista Fernando Tatagiba, contou que na noite de quinta-feira (12/10) o fogo havia sido controlado na área conhecida como Abismo, a mais próxima do local de visitação, mas as chamas reacenderam com o vento da madrugada. Cerca de 70 pessoas participam do combate às chamas, entre brigadistas e voluntários.

No início eram dois focos de incêndio, um deles entre o limite do parque e a área externa do município de Alto Paraíso de Goiás, mas que já foi controlado pelos bombeiros.

More news: Brujo afirma que ayudó a Argentina para ir al Mundial

O comandante da unidade do Corpo de Bombeiros em Alto Paraíso de Goiás, capitão Pedro Neri, explicou que o fogo dentro do parque está sendo acompanhado, pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Caso haja uma diminuição dos focos de incêndio, o parque poderá ser reaberto já nesta sexta-feira. Outros atrativos fora do parque, que não foram afetados pelo fogo, estão abertos durante o feriado prolongado. "Já o incêndio que ameaça a área de visitação do parque nacional está sendo combatido neste momento, com o uso de duas aeronaves, e a gente está conseguindo debelar", afirmou. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de 1 bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. Outra área fora do Parque, a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Trombador, também foi afetada. "Só no fim do dia teremos uma noção da possibilidade de reabrir o espaço para visitação".

Related Articles