Horário de Verão começa no domingo (15)

Horário de Verão começa no domingo (15)

O horário de verão 2017/2018 será adotado à partir da 0h deste domingo (15) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. A medida é adotada em dez estados e no Distrito Federal, com o objetivo de contribuir para a redução dos níveis máximos de demanda no sistema elétrico nacional.

Além do Paraná, o horário de verão vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, que terão um domingo com 23 horas de duração, o que será compensado ao final das 18 semanas em que o ajuste de horário fica em vigor.

No mês passado, governo chegou a cogitar o fim do horário de verão, mas optou por manter pelo menos até este ano. A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. A definição caberá ao Palácio do Planalto, segundo o ministério.

No encontro, a equipe presidencial considerou que o horário de verão já se tornou um hábito dos brasileiros e que a mudança pode criar um desgaste desnecessário ao presidente.

More news: EUA anunciam saída da Unesco por viés 'anti-Israel' do órgão

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece as datas para o início e término do programa de economia de energia.

Com relação ao consumo de energia, a redução esperada é de até 0,5%, que representa cerca de 110 mil megawatts-hora (MWh), suficiente para abastecer Belo Horizonte por nove dias.

O valor ficou abaixo do verificado na edição anterior (2015/2016), quando foram poupados R$ 162 milhões. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a temperatura - e a popularização do uso de ar-condicionado - é que determina o maior consumo de energia, e não a incidência da luz durante o dia. A medida estabelece que os moradores destas regiões adiantem seus relógios em uma hora.

O horário de verão vem perdendo importância.

Related Articles