Espanhóis vão às ruas contra independência da Catalunha

Espanhóis vão às ruas contra independência da Catalunha

Milhares de pessoas vestidas de branco manifestaram-se em Barcelona e em Madrid pelo diálogo entre os dirigentes catalães e o governo espanhol. "Recuperemos a sensatez", os cidadãos percorreram o centro da capital catalã com bandeiras da Espanha, da Catalunha e da União Europeia, gritando palavras como "Viva a Espanha e Viva a Catalunha!".

A manifestação foi convocada pela "Societat Civil Catalana", em defesa da Espanha unificada, o mesmo pedido feito em Paris por manifestantes com bandeiras nacionais espanholas.

O domingo (8) foi marcado por uma manifestação em Barcelona em defesa da unidade da Espanha.

A crise divide a Catalunha, onde vivem 16% dos espanhóis e onde, segundo as sondagens, metade da população não defende a independência.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, reforçou nesta segunda-feira a ameaça de promover duras represálias contra a Catalunha caso o Parlamento da região declare a independência na aguardada sessão marcada para esta próxima terça-feira.

More news: Barcelona eye Spurs star as potential Coutinho alternative — Reports

Rajoy fez um apelo ao "catalanismo pactista e moderado" para que se afaste do separatismo, nesta que foi sua primeira entrevista a um jornal desde o referendo de 1º de outubro na região catalã.

"O governo impedirá que qualquer declaração de independência dê em algo", afirmou o chefe de governo ao El País.

Uma vez proclamados os resultados oficiais do escrutínio - o que aconteceu na sexta-feira -, a chamada Lei do Referendo, que o parlamento catalão aprovou a 06 de setembro e que foi suspensa pelo Tribunal Constitucional espanhol, estipula que a Declaração Unilateral de Independência (DUI) seja emitida num prazo de 48 horas.

Sáenz de Santamaría advertiu que "se Puidgemont declarar unilateralmente a independência isso não será bem visto e caberá ao Governo, através do Senado, adotar medidas" contra o culminar do seu desafio secessionista.

Related Articles