Nobel da Química entregue a três cientistas

Nobel da Química entregue a três cientistas

O suíço Jacques Dubochet, da Universidade de Lausanne, o alemão Joachim Frank, da Universidade de Columbia, e o escocês Richard Henderson, do Laboratório de Biologia Molecular de Cambridge, vão partilhar o prémio no valor de 1,1 milhões de euros.

O comitê do Nobel observa que os avanços científicos geralmente se baseiam na visualização de objetos invisíveis ao olho humano e que o conhecimento bioquímico tinha lacunas por falta de uma tecnologia adequada.

"Os cientistas criaram um microscópio especial que veio" melhorar e simplificar a observação das moléculas", de acordo com a Academia, que considera que o método "levou a bioquímica para uma nova era".

"Pesquisadores agora podem congelar biomoléculas no meio do movimento e visualizar processos que nunca viram anteriormente, o que é decisivo tanto para a compreensão básica da química da vida quanto para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos". Os cientistas desenvolveram o microscópio Cryo-electron.

Sara Snogerup Linse, professora de Físico-Química da Universidade de Lund, na Suécia, que lidera o comité sueco, disse que os três investigadores trabalharam num método que vai permitir que todas as moléculas da vida sejam visíveis.

More news: Morre Tom Petty; relembre a trajetória desse ícone do rock

Durante muito tempo acreditou-se que os microscópios eletrônicos só eram adequados para analisar matéria morta, porque seu potente feixe de elétrons destrói o material biológico.

Jacques Dubochet juntou água ao processo de observação, congelando-a em torno das biomoléculas e permitindo-lhes manter a forma mesmo no vácuo. Mas em 1990 Richard Henderson conseguiu usar um microscópio eletrônico para gerar uma imagem tridimensional de uma proteína em resolução atômica.

A semana de anúncios dos prémios Nobel começou na segunda-feira com o de Medicina, atribuído aos americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young pela sua descrição do "relógio biológico".

Na próxima sexta-feira, 6, será anunciado o tão esperado Nobel da Paz.

Related Articles