Terremoto de magnitude 8,1 atinge costa do México; há risco de tsunami

Terremoto de magnitude 8,1 atinge costa do México; há risco de tsunami

"As pessoas só saíram todas quando sentiram tudo a abanar", disse. O abalo foi seguido por um tsunami com ondas de 2 a 6 metros de altura. O governador de Tabasco, Arturo Nunez, afirmou que uma das crianças morreu pela queda de um muro e que a outra era um bebê; que morreu em um hospital infantil, em decorrência do corte de eletricidade causado pelo sismo. O chefe de Estado pediu ainda à população que verifique os danos registrados. O abalo provocou também feridos, mas ainda não existem números oficiais. O tremor atingiu quase todo o México e foi sentido por vizinhos. É o sismo mais forte registado desde 1985. As autoridades mexicanas emitiram logo depois um alerta de tsunami e deram ordem de evacuação das zonas costeiras. Alertas de tsunami foram disparados em sete países da região.

México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras e Equador ficaram sob risco de tsunami e foram alertadas para a possibilidade de ondas gigantes. Explicou que já houve mais de 40 réplicas, algumas deles de grande intensidade mas alertou que, segundo a experiência dos técnicos do Centro Nacional de Prevenção de Desastres, é de esperar uma réplica superior a 7 graus, nas próximas horas.

De acordo com Manuel Velasco, governador de Chiapas, as primeiras mortes registradas foram em consequência do desmoronamento de uma casa na cidade de San Cristóbal de las Casas. Foi declarado estado de emergência.

Trata-se do maior tremor de terra em mais de um século a afectar o México.

More news: Morreu Pierre Bergé, um dos pais da Yves Saint Laurent

Segundo os números de Peña Nieto, pelo menos 1,6 milhões de mexicanos estão sem acesso a energia eléctrica.

Para já, há registo de 15 vítimas mortais no México, mais uma na Guatemala. Também o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou que, em princípio, não haverá portugueses.

"Em princípio, nós não teremos portugueses naquela região. Contudo, a nossa embaixada, que connosco falou às quatro horas da manhã, transmitiu que continuava a acompanhar todas as informações e em contacto com as autoridades locais", declarou José Luís Carneiro, em Andorra, onde está a acompanhar a visita do Presidente da República a este principado.

Related Articles

  • A Força do Querer: Rubinho despista Bibi para ficar com Carine

    A Força do Querer: Rubinho despista Bibi para ficar com Carine

    Irene liga para o celular de Mira, e Dantas acaba atendendo, provando que as duas estão próximas. Já furiosa, a mãe de Dedé (João Bravo) pressiona: "Tá acabando para você Rubinho , vem cá".
    Este é o volante do Jaguar do futuro

    Este é o volante do Jaguar do futuro

    O Sayer é o primeiro volante com ativação por voz e inteligência artificial que tem a capacidade de realizar centenas de comandos. A Jaguar Land Rover pretende revolucionar o modo como o volante dos automóveis funcionarão.
    Bonner quebra o pé e é substituído na bancada do Jornal Nacional

    Bonner quebra o pé e é substituído na bancada do Jornal Nacional

    De acordo com o jornalista Daniel Castro , Bonner estava com férias agendas para a a Itália e teve que cancelar as passagens. O jornalista William Bonner quebrou o pé direito nesta terça-feira, 5, e ficará afastado do Jornal Nacional (TV Globo).
  • Ciclo de cortes nos juros mais perto do fim

    Ciclo de cortes nos juros mais perto do fim

    O banco ainda cita, dentre outros fatores, o quadro de alívio na inflação mencionado pelo Copom. Em 12 meses, o índice acumulado é de 2,71%, o menor desde fevereiro de 1999 (2,24%).
    Irma devasta ilhas das Caraíbas

    Irma devasta ilhas das Caraíbas

    Daniel Gibbs , presidente do Conselho Territorial, disse à Radio Caraïbes International que "95% da ilha foi destruída" por Irma . Kitts e Nevis, além das Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, Porto Rico e a República Dominicana , estão sob alerta de furacão.
    Mourinho diz que Lukaku valia agora 164 milhões por causa de... Neymar

    Mourinho diz que Lukaku valia agora 164 milhões por causa de... Neymar

    Pensámos que alguma coisa podia acontecer e que podia mudar o mercado para sempre. Pensámos que poderia acontecer algo que iria mudar o mercado para sempre".
  • Receita libera quarto lote de restituição

    Receita libera quarto lote de restituição

    Na consulta , é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Para realizar a consulta , o contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet , ou ligar para o Receitafone 146.
    Competição por AI vai levar à Terceira Guerra Mundial, diz Elon Musk

    Competição por AI vai levar à Terceira Guerra Mundial, diz Elon Musk

    A Rússia, por seu lado, estará disponível para partilhar o conhecimento com os outros países, garante o líder russo. Mas para Putin esta corrida ao armamento autónomo não deverá ter como base o cenário de um vencedor único.

    Putin não aceita suspender exportações de petróleo à Coreia do Norte

    Toda nova cooperação empresarial e comercial com a Coreia do Norte também seria proibida e as já existentes, anuladas, segundo o documento.
  • Huawei ultrapassa a Apple

    Huawei ultrapassa a Apple

    A consultoria diz que o crescimento da Huawei pode ser atribuído aos "investimentos consistentes em P&D [pesquisa e desenvolvimento] e marketing, juntamente com o marketing agressivo e a expansão dos canais de vendas".
    Indústria inicia o segundo semestre com alta de 0,8% em julho

    Indústria inicia o segundo semestre com alta de 0,8% em julho

    As variações de preço dos combustíveis ainda refletem o aumento dos preços em função da elevação do PIS-Cofins no fim de julho . Dos 24 setores acompanhados pelo IBGE , 14 tiveram crescimento nessa base de comparação e outros dez registraram queda.
    Torcedores tentam driblar segurança na chegada da seleção brasileira à Colômbia

    Torcedores tentam driblar segurança na chegada da seleção brasileira à Colômbia

    Tite abriu apenas uma pequena parte do treino desta segunda, na Colômbia, mas foi possível confirmar as modificações. As entradas de Fernandinho e Firmino já haviam sido testadas no último treino realizado em Manaus, no domingo (3).