Ciclo de cortes nos juros mais perto do fim

Ciclo de cortes nos juros mais perto do fim

A expectativa dos economistas é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza a taxa básica da economia, a Selic, de 9,25% para 8,25% ao ano ainda nesta quarta-feira.

Depois disso, segundo o Itaú, o Copom faria outro corte, de 0,50 ponto, com a Selic chegando a 7,0%, em um final gradual do ciclo "Mudamos nossa estimativa para o fim do ano para 7,0%, de 7,25% anteriormente", avalia nota assinada pelo economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita.

O banco ainda cita, dentre outros fatores, o quadro de alívio na inflação mencionado pelo Copom.

Ainda segundo o comunicado, o comportamento da inflação permanece bastante favorável e que a política monetária pede um ambiente mais "estimulante", com juros mais baixos. Em 12 meses, o índice acumulado é de 2,71%, o menor desde fevereiro de 1999 (2,24%). Para o encontro de 24 e 25 de outubro, as apostas de redução de 0,75 ponto na taxa básica de juros passaram a ficar amplamente majoritárias. De janeiro a julho, segundo o IBGE, a inflação oficial, medida pelo IPCA, ficou em 1,43%, bem abaixo dos 4,96% registrados em igual período do ano passado. Até então, elas estavam praticamente divididas entre corte de 0,75 e 0,50 ponto.

More news: Mourinho diz que Lukaku valia agora 164 milhões por causa de... Neymar

Por outro lado, a eventual frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira poderia elevar a trajetória da inflação. "Ao congratular-se com os parlamentares da base de apoio ao Governo, o Presidente Michel Temer realça a importância da aprovação ontem da nova taxa de juros do BNDES - a chamada Taxa de Longo Prazo (TLP) - e da nova meta fiscal do Governo para 2017", afirmou. "A redução dos juros é essencial para a recuperação das condições financeiras, tanto das empresas quanto dos consumidores, e para impulsionar a retomada da economia", disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Na avaliação do diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, mesmo com correção mais baixa, a poupança continuaria atrativa, especialmente quando comparada aos fundos cujas taxas de administração sejam superiores a 1% ao ano.

Os juros também interferem no crescimento econômico. O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital.

Rio - O Ministério da Fazenda deverá revisar a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) após os dados acima do esperado no segundo trimestre, afirmou na.

Related Articles

  • EUA defendem embargo petroleiro à Coreia do Norte

    Segundo a Casa Branca, no telefonema os dois presidentes "condenaram a última ação provocadora e desestabilizadora e afirmaram que o atual caminho trilhado pela Coreia do Norte é perigoso para o mundo".
    Janot ameaça cancelar acordo de delação da JBS

    Janot ameaça cancelar acordo de delação da JBS

    Caso comprovada a omissão, os benefícios concedidos aos delatores poderão ser anulados, disse o procurador. "Vamos deixar claro. A provável rescisão de um acordo de colaboração premiada, se ocasionada pelo colaborador, não invalida nenhuma prova".
    Lula e Dilma são denunciados pela Lava Jato por organização criminosa

    Lula e Dilma são denunciados pela Lava Jato por organização criminosa

    "Sobre a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot , a Assessoria de Imprensa da presidenta eleita Dilma Rousseff esclarece".
  • Francisco pede mais

    Francisco pede mais "cultura do encontro" e menos "tentação de vingança"

    Ao dirigir-se aos colombianos, Francisco sublinhou que os actuais líderes políticos têm de resolver os problemas que levaram a essa violência.
    Fachin homologa acordo para colaboração de Funaro

    Fachin homologa acordo para colaboração de Funaro

    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) homologou a delação do doleiro Lúcio Funaro , nesta terça-feira (5/9). O conteúdo dos depoimentos, contudo, será mantido sob sigilo, conforme decisão do ministro Edson Fachin.
    Marcelo Tas e João Vicente brigam feio nos bastidores de programa

    Marcelo Tas e João Vicente brigam feio nos bastidores de programa

    Em um vídeo com quase 1 minuto, Tas e João Vicente de Castro discordam de algum assunto relacionado ao programa e brigam feio. No programa , os apresentadores também participam da banda original do " Papo de Segunda ", chamada Operários do Amor.
  • Receita libera quarto lote de restituição

    Receita libera quarto lote de restituição

    Na consulta , é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Para realizar a consulta , o contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet , ou ligar para o Receitafone 146.
    FIFA anula jogo entre África do Sul e Senegal por manipulação

    FIFA anula jogo entre África do Sul e Senegal por manipulação

    Lamptey foi declarado culpado de infringir o artigo 6, parágrafo 1, do Código Disciplinar - influenciar nos resultados transgredindo a ética.
    Itaú Unibanco e WhatsApp forjam parceria

    Itaú Unibanco e WhatsApp forjam parceria

    O WhatsApp anunciou nesta terça-feira, 5/9, novos recursos corporativos para facilitarem a comunicação entre empresas e clientes. A iniciativa é fruto da demanda existente de consumidores mais digitais com necessidades de contatos mais ágeis com o banco.
  • Revelations 1 e 2 chegam ao Nintendo Switch em novembro — Resident Evil

    Revelations 1 e 2 chegam ao Nintendo Switch em novembro — Resident Evil

    O título foi lançado originalmente no Nintendo 3DS em 2012 e depois ganhou versões para PlayStation 3 , Xbox 360 , Wii U e PC. Ontem, Famitsu revelou que Resident Evil Revelations 1 e 2 estão no Switch 30 de novembro no Japão .

    Putin não aceita suspender exportações de petróleo à Coreia do Norte

    Toda nova cooperação empresarial e comercial com a Coreia do Norte também seria proibida e as já existentes, anuladas, segundo o documento.
    Copa 2018: mais três seleções se garantem na Rússia

    Copa 2018: mais três seleções se garantem na Rússia

    Essas duas selecções somam-se à anfitriã Rússia, Brasil, México, Irão, Japão e Bélgica, que já haviam garantido vaga no torneio. Deixando muitos espaços para o contra-ataque tailandês, a alternativa caiu por terra com o empate já na reta final do jogo.