Irma devasta ilhas das Caraíbas

Irma devasta ilhas das Caraíbas

Hoje, o furacão Irma deverá afectar a República Dominicana e as Ilhas Turcas e Caicos, com ventos de 290 quilómetros por hora.

O presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu para um resultado "duro e cruel" pela passagem do furacão.

O olho do furacão Irma mover-se-á hoje sobre o norte da costa de La Española e o sudeste das Bahamas, depois de deixar para trás Porto Rico, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O Irma chegou à categoria 5, a mais alta da escala Saffir-Simpson, que mede os furacões pela intensidade dos ventos e seu potencial de destruição.

O furacão Irma, uma das tempestades mais fortes no Atlântico em um século, provocou uma combinação catastrófica de ventos intensos, chuvas fortes e ondas grandes no norte de ilhas caribenhas nesta quarta-feira, e pode seguir para a Flórida no fim de semana.

A passagem de Irma causou estragos e deixou diversas regiões alagadas.

Daniel Gibbs, presidente do Conselho Territorial, disse à Radio Caraïbes International que "95% da ilha foi destruída" por Irma.

More news: Bonner quebra o pé e é substituído na bancada do Jornal Nacional

Ao menos 4 pessoas morreram na pequena ilha franco-holandesa de Saint Martin, que foi duramente atingida.

As escolas e edifícios administrativos foram fechados e a população costeira, parcialmente evacuada. O organismo advertiu que, com ventos que alcançam 295 km/h perto do centro e rajadas de até 360 km/h, o furacão "constitui um fenômeno extremamente perigoso". A imprensa local disse que a situação é apocalíptica, mas ainda não há dados concretos sobre os danos. Com isso, não é possível movimentar veículos de resgate no local.

Os prédios públicos serão fechados nesta quarta-feira (6). Segundo Minnis, o Irma representa uma ameaça para as ilhas de Mayaguana, Inagua, Crooked Island, Acklins, Long Cay e Ragged Island.

O Irma será o segundo poderoso furacão a atingir os Estados Unidos e seus territórios em duas semanas. O diretor da Divisão do Caribe da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), Alejandro de la Campa, por sua vez, disse que um porta-aviões dos EUA foi mobilizado para ajudar em casos de emergência. O território norte-americano, lar de cerca de 3,4 milhões de habitantes; tem 456 abrigos de emergência prontos para acolher até 62.100 pessoas. Uma equipe da organização foi enviada a Barbados para prestar assistência na região.

Várias outras Ilhas de Sotavento, incluindo Anguilla, Montserrat, St. Kitts e Nevis, além das Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, Porto Rico e a República Dominicana, estão sob alerta de furacão.

O furacão 'Irma' classificado na categoria máxima, 5, entrou esta terça-feira em Saint-Martin, arquipélago de Guadéloupe, e fez oito mortes, 23 feridos e milhares de casas destruídas.

Related Articles

  • Cármen Lúcia manda investigar citação de ministros do STF em delação

    Cármen Lúcia manda investigar citação de ministros do STF em delação

    Agride-se de maneira inédita na história do país a dignidade institucional deste Tribunal e a honorabilidade de seus integrantes. As gravações foram entregues em cumprimento a um acordo de delação premiada.
    Janot ameaça cancelar acordo de delação da JBS

    Janot ameaça cancelar acordo de delação da JBS

    Caso comprovada a omissão, os benefícios concedidos aos delatores poderão ser anulados, disse o procurador. "Vamos deixar claro. A provável rescisão de um acordo de colaboração premiada, se ocasionada pelo colaborador, não invalida nenhuma prova".
    Google comemora aniversário de Eduard Khil com doodle de Trololó

    Google comemora aniversário de Eduard Khil com doodle de Trololó

    Quem está acessando a página principal do buscador Google nesta segunda , dia 4 de setembro, se depara com um Doodle diferente. Eduard Khil , que hoje foi homenageado pelo Google com um doodle animado , completaria hoje 83 anos de idade.
  • Competição por AI vai levar à Terceira Guerra Mundial, diz Elon Musk

    Competição por AI vai levar à Terceira Guerra Mundial, diz Elon Musk

    A Rússia, por seu lado, estará disponível para partilhar o conhecimento com os outros países, garante o líder russo. Mas para Putin esta corrida ao armamento autónomo não deverá ter como base o cenário de um vencedor único.
    Itaú Unibanco e WhatsApp forjam parceria

    Itaú Unibanco e WhatsApp forjam parceria

    O WhatsApp anunciou nesta terça-feira, 5/9, novos recursos corporativos para facilitarem a comunicação entre empresas e clientes. A iniciativa é fruto da demanda existente de consumidores mais digitais com necessidades de contatos mais ágeis com o banco.
    Copa 2018: mais três seleções se garantem na Rússia

    Copa 2018: mais três seleções se garantem na Rússia

    Essas duas selecções somam-se à anfitriã Rússia, Brasil, México, Irão, Japão e Bélgica, que já haviam garantido vaga no torneio. Deixando muitos espaços para o contra-ataque tailandês, a alternativa caiu por terra com o empate já na reta final do jogo.
  • Mourinho diz que Lukaku valia agora 164 milhões por causa de... Neymar

    Mourinho diz que Lukaku valia agora 164 milhões por causa de... Neymar

    Pensámos que alguma coisa podia acontecer e que podia mudar o mercado para sempre. Pensámos que poderia acontecer algo que iria mudar o mercado para sempre".
    Marcelo Tas e João Vicente brigam feio nos bastidores de programa

    Marcelo Tas e João Vicente brigam feio nos bastidores de programa

    Em um vídeo com quase 1 minuto, Tas e João Vicente de Castro discordam de algum assunto relacionado ao programa e brigam feio. No programa , os apresentadores também participam da banda original do " Papo de Segunda ", chamada Operários do Amor.
    Judiciário brasileiro custou R$84,8 bilhões em 2016, aponta estudo do CNJ

    Judiciário brasileiro custou R$84,8 bilhões em 2016, aponta estudo do CNJ

    As informações constam no relatório Justiça em Números , que traz as estatísticas de 2016 de todos os tribunais estaduais do país. Em comparação com os números registrados em 2015, a quantidade de casos pendentes, novos e de processos solucionados cresceu.
  • Fachin homologa acordo para colaboração de Funaro

    Fachin homologa acordo para colaboração de Funaro

    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) homologou a delação do doleiro Lúcio Funaro , nesta terça-feira (5/9). O conteúdo dos depoimentos, contudo, será mantido sob sigilo, conforme decisão do ministro Edson Fachin.
    Polícia encontra malas e caixas de dinheiro dentro de imóvel em Salvador

    Polícia encontra malas e caixas de dinheiro dentro de imóvel em Salvador

    Segundo a PF, Geddel pediu emprestado o apartamento ao amigo Silvio Silveira, para que "guardasse pertences de seu falecido pai”". A quantia total de dinheiro em espécie ainda não foi contabilizada, o que será feito após o transporte do montante a um banco.

    PF apura fraude nas Olimpíadas, intima Nuzman e manda prender "Rei Arthur"

    Na apuração, foram investigados Franck Fredericks, membro do COI, e Lamine Diack, ex-presidente da IAAF e ex-membro do COI. A operação, chamada de Unfair Play ("Jogo Sujo", em português) é um desdobramento da Lava Jato.