Competição por AI vai levar à Terceira Guerra Mundial, diz Elon Musk

Competição por AI vai levar à Terceira Guerra Mundial, diz Elon Musk

O presidente russo Vladimir Putin acredita que a Inteligência Artificial será essencial para os países que quiserem ter uma posição dominante no mundo. A Rússia, por seu lado, estará disponível para partilhar o conhecimento com os outros países, garante o líder russo.

De acordo com o site The Verge, Putin declarou que "a inteligência artificial é o futuro, não apenas para a Rússia, mas para toda a humanidade". A tecnologia traz "oportunidades colossais" mas, também, "ameaças que são difíceis de prever nesta fase", acrescentou o presidente russo, antevendo que, no futuro, as guerras irão ser travadas por "drones". "Quem se tornar o líder nesta esfera [da IA] vai tornar-se no governante do mundo". "A China tem ambições claras na área da IA - tornar-se o líder mundial até 2030", uma "ambição muito realista", afirma o mesmo especialista, Anthony Mullen. Poderá ter uso no desenvolvimento de armas cibernéticas e controlar ferramentas como esquadras de drones, que com um "cérebro comum" terão capacidade para serem usadas em missões de vigilância ou de ataque contra inimigos.

More news: EUA querem votar novas sanções à Coreia do Norte rapidamente

"Quando os drones de um lado forem destruídos pelos drones do outro lado, não haverá outra opção ao país a não ser se render", disse Putin. Numa conferência em que foi entrevistado perante uma vasta audiência de responsáveis políticos nos EUA, Elon Musk diz que, ainda que possa parecer "etéreo" imaginar "robôs a descer a rua e a matar pessoas", não devemos esperar por esse momento para começar a regular esta pesquisa - "temos de ser proativos [na regulação], porque se formos reativos poderá ser tarde demais". "Podem obrigar empresas a desenvolver IA, se necessário".

Mas para Putin esta corrida ao armamento autónomo não deverá ter como base o cenário de um vencedor único.

Related Articles

  • Fachin retira sigilo de novos áudios da JBS

    Os comportamentos suspeitos teriam ocorrido envolvendo integrantes da PGR e do Supremo Tribunal Federal ( STF ). Ainda nesta semana, Joesley , Saud e Assis serão chamados a depor e esclarecer a conversa gravada .
    Polícia encontra malas e caixas de dinheiro dentro de imóvel em Salvador

    Polícia encontra malas e caixas de dinheiro dentro de imóvel em Salvador

    Segundo a PF, Geddel pediu emprestado o apartamento ao amigo Silvio Silveira, para que "guardasse pertences de seu falecido pai”". A quantia total de dinheiro em espécie ainda não foi contabilizada, o que será feito após o transporte do montante a um banco.
    Judiciário brasileiro custou R$84,8 bilhões em 2016, aponta estudo do CNJ

    Judiciário brasileiro custou R$84,8 bilhões em 2016, aponta estudo do CNJ

    As informações constam no relatório Justiça em Números , que traz as estatísticas de 2016 de todos os tribunais estaduais do país. Em comparação com os números registrados em 2015, a quantidade de casos pendentes, novos e de processos solucionados cresceu.
  • Putin não aceita suspender exportações de petróleo à Coreia do Norte

    Toda nova cooperação empresarial e comercial com a Coreia do Norte também seria proibida e as já existentes, anuladas, segundo o documento.
    Cármen Lúcia manda investigar citação de ministros do STF em delação

    Cármen Lúcia manda investigar citação de ministros do STF em delação

    Agride-se de maneira inédita na história do país a dignidade institucional deste Tribunal e a honorabilidade de seus integrantes. As gravações foram entregues em cumprimento a um acordo de delação premiada.
    Janot ameaça cancelar acordo de delação da JBS

    Janot ameaça cancelar acordo de delação da JBS

    Caso comprovada a omissão, os benefícios concedidos aos delatores poderão ser anulados, disse o procurador. "Vamos deixar claro. A provável rescisão de um acordo de colaboração premiada, se ocasionada pelo colaborador, não invalida nenhuma prova".
  • Itaú Unibanco e WhatsApp forjam parceria

    Itaú Unibanco e WhatsApp forjam parceria

    O WhatsApp anunciou nesta terça-feira, 5/9, novos recursos corporativos para facilitarem a comunicação entre empresas e clientes. A iniciativa é fruto da demanda existente de consumidores mais digitais com necessidades de contatos mais ágeis com o banco.
    Emanuelle Araújo e Douglas Silva estrelam nova série brasileira da Netflix

    Emanuelle Araújo e Douglas Silva estrelam nova série brasileira da Netflix

    A atriz interpretará a personagem principal, que é uma ex-celebridade mirim que fica decadente à medida em que se torna adulta. A estreia de " Samantha! " está prevista para 2018 e a série será distribuida no mundo inteiro através da Netflix .
    Google comemora aniversário de Eduard Khil com doodle de Trololó

    Google comemora aniversário de Eduard Khil com doodle de Trololó

    Quem está acessando a página principal do buscador Google nesta segunda , dia 4 de setembro, se depara com um Doodle diferente. Eduard Khil , que hoje foi homenageado pelo Google com um doodle animado , completaria hoje 83 anos de idade.
  • Marcelo Tas e João Vicente brigam feio nos bastidores de programa

    Marcelo Tas e João Vicente brigam feio nos bastidores de programa

    Em um vídeo com quase 1 minuto, Tas e João Vicente de Castro discordam de algum assunto relacionado ao programa e brigam feio. No programa , os apresentadores também participam da banda original do " Papo de Segunda ", chamada Operários do Amor.
    Marcelo quer esclarecimentos sobre donativos de Pedrógão

    Marcelo quer esclarecimentos sobre donativos de Pedrógão

    O autarca disse ainda que vai "desafiar" os autarcas vizinhos a informarem o Ministério Público sobre a situação. É possível que se tenham angariado vários milhões de euros.
    Jornal: Juventus quer Iniesta como 'novo Pirlo'

    Jornal: Juventus quer Iniesta como 'novo Pirlo'

    O atual contrato de Iniesta com o Barcelona termina em 2018, o que deixaria o meia livre para uma transferência a qualquer equipe. Com 33 anos, Iniesta é já uma referência do emblema 'blaugrana', mas não tem sido aposta do treinador Ernesto Valverde.