Com chegada de Furacão Irma, Flórida declara estado de emergência

Com chegada de Furacão Irma, Flórida declara estado de emergência

O furacão Irma, uma poderosa tempestade de categoria 5, seguiu para o Caribe e para o sul dos Estados Unidos nesta terça-feira, e ilhas em seu caminho se preparavam para ventos possivelmente fatais, inundações litorâneas e enchentes.

Às 12h GMT (9h em Brasília), Irma se encontrava 440 quilômetros ao leste de Antígua, com ventos máximos constantes de 280 km/h.

A ameaça do Irma chega poucos dias depois da passagem feroz do furacão Harvey sobre a costa sul dos Estados Unidos, onde deixou mais de 40 mortos e causou danos no valor de entre 30 bilhões e 100 bilhões de dólares.

Rosselló concedeu uma entrevista coletiva ao lado de chefes de agência na qual afirmou que estão suspensas de forma imediata as aulas e que os funcionários públicos terminarão nesta terça-feira sua jornada de trabalho ao meio-dia, já que o impacto de Irma em Porto Rico é esperado na quarta-feira.

O alerta é que o fenômeno poderá aumentar até três metros no nível normal do mar e as ondas serão "grandes e destrutivas", podendo vir acompanhado de chuvas de até 25 cm.

Moradores da Flórida aproveitaram o feriado do Dia do Trabalho na segunda-feira (4) para comprar água e outros suprimentos, deixando prateleiras vazias em algumas lojas.

More news: West Ham responde: "Bruno de Carvalho não admite que venderia William"

O governador da Flórida, Rick Scott, decretou estado de emergência em todos os 67 condados do estado devido à proximidade do furacão.

Um alerta de furacão foi emitido para Antígua e Barbuda, Anguilla, Montserrat, St. Kitss e Nevis, St. Martin, Saba, St. Eustatius, St. Maarten e St. Barts, Porto Rico e as Ilhas Virgens.

A primeira tempestade tropical de 2017 foi Arlene, que se formou em abril no Atlântico, mais de um mês antes do começo da temporada de furacões.

Em seu mais recente relatório, o NHC informou que o Irma ganhou força e passou a ser considerado um furacão extremamente perigoso de categoria 5; a mais alta da escala de ventos Saffir-Simpson.

Homem descansa em deposito que virou abrigo para desabrigados após a passagem da depressão tropical Harvey em Houston, no Texas.

Related Articles