MPF pede absolvição de Lula em processo da Lava Jato

MPF pede absolvição de Lula em processo da Lava Jato

De acordo com os investigadores, foi concluído que não há provas de que Lula e Estevez participaram o esquema.

O Ministério Público Federal no Distrito Federal pediu que a Justiça suspenda os benefícios concedidos pelo órgão ao ex-senador Delcídio do Amaral em seu acordo de delação premiada.

Para o Ministério Público Federal, Delcídio agiu visando seus próprios interesses e Cerveró 'apenas' negou informações que era sobre o ex-senador, não tendo ligações com o ex-presidente Lula. "E Cerveró estava sonegando informações no que se refere a Delcídio, e não sobre Lula, a quem inclusive imputava fatos falsos, no intuito de proteger Delcídio", diz documento entregue pelo MPF.

Em nota, a defesa do ex-chefe de Estado brasileiro manifestou-se, dizendo que o pedido de absolvição formulado hoje pelo MPF "é justo e reflete a prova da inocência do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi coletada especialmente nos depoimentos de 31 testemunhas". Na época, como Delcídio do Amaral era membro da câmara alta do Parlamento brasileiro, a ação penal foi proposta pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A manifestação consta das alegações finais do MPF-DF na ação penal em que Lula, Esteves, Delcídio e outras quatro pessoas são réus.

No mesmo documento, o MPF-DF pediu a absolvição de Lula e Esteves no processo.

A acusação imputada ao ex-presidente Lula foi apresentada dias antes da decisiva votação do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff e tratada pela grande mídia com um "escândalo" que ganhou as capas de jornais e revistas.

More news: Mónaco contrata montenegrino Jovetic

Ele pede que sejam condenados o ex-senador Delcídio Amaral, o advogado Edson de Siqueira Ribeiro Filho e os demais denunciados: Maurício Barros Bumlai, José Costa Barros Bumlai e Diogo Ferreira Rodriguez.

Em 2015, Delcídio foi gravado pelo filho de Cerveró oferecendo ajuda para o ex-diretor escapar do país, em troca de Cerveró não fazer acordo de delação premiada.

"Conforme o Ministério Público Federal, Delcídio queria que Cerveró relatassem que o ex-senador recebeu R$ 4 milhões da construtora UTC em forma de própria e que o dinheiro foi usado em caixa dois em sua campanha ao governo do Estado do Mato Grosso", disse o órgão. No caso de Diogo, benefícios decorrentes da colaboração devem ser mantidos.

"Ao final, dando errado sua estratégia, Delcídio lançou mão de sua última carta: atribuir os fatos a um terceiro, que na sua visão seria 'a menina dos olhos da investigação'".

O pedido feito pelo MPF foi comemorado pelo advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o 'Kakay', que defende Esteves.

Clique aqui para acessar as alegações finais do MPF. O MPF também se comprometeu a não pedir medidas cautelares de prisão do senador cassado.

Related Articles

  • Economia grega com crescimento homólogo de 0,8% no 2.º trimestre

    Economia grega com crescimento homólogo de 0,8% no 2.º trimestre

    No primeiro trimestre, quando o PIB subiu 1%, parte importante do resultado refletiu bom desempenho das exportações. Com isso, a soma de todos os produtos, bens e serviços no País alcançou R$ 1,6 trilhão no segundo trimestre do ano.
    Uber escolhe novo diretor-executivo

    Uber escolhe novo diretor-executivo

    Oficialmente, ele ainda é o CEO da Expedia e não formalizou contrato com sua nova empresa, entretanto o executivo já conversou com jornalistas do The Wall Street Journal e indicou que irá mesmo assumir a posição.
    PGR envia delação de Funaro para homologação de Fachin

    PGR envia delação de Funaro para homologação de Fachin

    Mesmo que não constem do provável processo, novas acusações têm potencial para atrapalhar o governo. Fachin pediu que ajustes sejam feitos no acordo, que chegou nessa terça-feira (29) à Corte.
  • Portugal na final do Mundial de sub-20

    Portugal na final do Mundial de sub-20

    A selecção portuguesa de sub-20 de hóquei em patins apurou-se, esta quinta-feira, para a final do Mundial da categoria. Ao intervalo, Portugal já vencia por 13-0.
    STF mantém nas mãos de Moro delações da Odebrecht sobre Lula

    STF mantém nas mãos de Moro delações da Odebrecht sobre Lula

    A empreiteira também teria comprado um apartamento vizinho ao do ex-presidente, em São Bernardo do Campo. Os depoimentos dos réus estão previstos para começar em 4 de setembro.
    Piauí registra menor crescimento populacional no Brasil

    Piauí registra menor crescimento populacional no Brasil

    A taxa de crescimento populacional, entre 2016 e 2017, foi de 0,77%, um pouco menor que a registrada entre 2015 e 2016 (0,80%). A estimativa contribui para a economia na medida em que estabelece os impostos que devem ser arrecadados por cada cidade.
  • Warner quer Leonardo DiCaprio como Coringa no filme solo do vilão

    Warner quer Leonardo DiCaprio como Coringa no filme solo do vilão

    Ele assumiu o papel do vilão desde Esquadrão Suicida e está confirmado para o filme Coringa e Arlequina , com Margot Robbie. Recentemente, a Warner Bros revelou que tem planos para produzir um filme sobre a origem do vilão Coringa .
    Delação premiada de Funaro é devolvida à PGR para ajustes

    Delação premiada de Funaro é devolvida à PGR para ajustes

    Ele também vai ouvir o delator em audiência para saber se não foi coagido a falar e, só depois disso, homologar ou não o material. Teori chegou a pedir ajustes nos acordos de Paulo Roberto Costa, Delcídio Amaral e Pedro Corrêa, todos delatores da Lava Jato.
    Lucão fecha transferência para Estoril e se despede do São Paulo

    Lucão fecha transferência para Estoril e se despede do São Paulo

    Com o campeonato nacional ainda no início, a nova equipe de Lucão ocupa a sétima posição, com seis pontos. Já apresentado oficialmente no novo clube, Lucão enalteceu a chance recebida na equipe portuguesa.
  • Madonna já se mudou para Lisboa

    Madonna já se mudou para Lisboa

    O vídeo já foivistomais de 280 mil vezes e já conta com mais de 400 comentários, muitos deles de portugueses a darem as boas vindas à cantora.
    Fergie elogia Anitta e fala sobre possível parceria com a brasileira

    Fergie elogia Anitta e fala sobre possível parceria com a brasileira

    No próximo dia 16 de setembro, a dona do single "Big Girls Don't Cry" realiza concerto no Palco Mundo do Rock in Rio 2017 . A "poderosa" e Fergie podem lançar uma nova parceria.
    Fachin vira 'mediador' no conflito Janot x Temer — Análise

    Fachin vira 'mediador' no conflito Janot x Temer — Análise

    O relator da STF ainda destacou que o fato de ser apresentada uma nova denúncia , não caracteriza que seja um caso de perseguição. Nos bastidores do Supremo, Fachin já disse que é possível devolver um acordo para eventualmente ajustar alguma cláusula.