Aposentados e pensionistas começam a receber 13º salário hoje

Aposentados e pensionistas começam a receber 13º salário hoje

O pagamento da 1° parcela do 13° de aposentados e pensionistas em todo o país começa nesta sexta (25) e segue até o dia 8 de setembro.

Os beneficiários da Previdência Social começam a receber os valores a partir desta sexta-feira (25), junto com a folha de pagamentos mensal referente à competência 08/2017, que será creditada até o dia 08/09 (quinto dia útil de setembro), conforme cronograma de pagamentos divulgado pelo INSS.

Os segurados com direito à primeira parcela do 13º não terão o IR (Imposto de Renda) descontado.

Acompanhe a reportagem e saiba mais. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente é cobrado em novembro e dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina. "Então todo dinheiro na economia é positivo", afirma.

Segundo ele, parte do décimo servirá para os consumidores irem às compras e pagarem algumas dívidas.

Por isso, o 13º salário é um dinheiro que entra 'limpo' na conta do aposentado e do pensionista", diz."Por isso, a expectativa é de que boa parte desse dinheiro seja injetada no comércio da região. "Além do mais, outros segmentos do comércio devem crescer ainda mais nas vendas, a exemplo dos materiais de construção, uma vez que nesta época as pessoas optam por realizar obras porque não chove no Ceará", observa ele.

More news: Demi Lovato cantará hino americano em luta entre McGregor e Mayweather

O segundo Estado a mais pagar segurados é Minas Gerais, onde 3,4 milhões de aposentados e pensionistas vão receber quase R$ 2,2 bilhões.

Praticamente todos os beneficiários vão receber metade da gratificação, exceto quem passou a receber o benefício após janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Aqueles que estão em auxílio-doença também recebem a parcela.

Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, ele receberá o restante.

Por lei, os segurados que recebem benefícios Assistenciais não têm direito ao 13º salário, que corresponde a cerca de 4,5 milhões de benefícios. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.

Related Articles