Trump condena 'ódio' após protestos violentos na Virgínia

Trump condena 'ódio' após protestos violentos na Virgínia

A marcha "Unir a direita", que concentra este sábado milhares de brancos supremacistas na cidade universitária - e quem os quer combater - já fez feridos e desencadeou a declaração de estado de emergência local.

A cidade, de pouco mais de 50 mil habitantes e a apenas duas horas da capital, Washington, foi escolhida como palco dos protestos após anunciar o plano de retirar uma estátua do general confederado Robert E. Lee de um parque municipal.

Centenas de pessoas trocaram socos, chutes, lançaram garrafas e spray químicos. Não se trata de Berlim dos anos 1930 nem dos tempos da segregação racial oficial nos Estados Unidos, mas quem chegasse para passar o fim de semana em Charlottesville, no estado de Virgínia, neste sábado, era com este cenário que se deparava.

A primeira-dama dos EUA, Melania Trump, também condenou o confronto através de sua conta no Twitter.

More news: Seleção brasileira volta ao topo do ranking da Fifa

As tensões começaram na noite de sexta-feira com uma assustadora marcha realizada pela extrema-direita dos EUA, com militantes bradando discurso de ódio contra gays, negros, judeus e imigrantes. Segundo fontes locais, um carro chegou a atingir um grupo de pessoas que protestavam contra os neonazistas. Durante a Guerra Civil do país (1861-1865), os chamados Estados Confederados buscaram independência para impedir a abolição da escravatura. Gritando "as vidas dos brancos importam", os manifestantes concentraram-se em frente à estátua de Thomas Jefferson, um dos dois pais fundadores dos Estados Unidos.

"Fogo! Fogo! Fogo!", gritavam os manifestantes, de acordo com a BBC, enquanto eles se aproximavam do grupo de estudantes.

Leia a reportagem completa da BBC Brasil aqui. Durante o evento de hoje, os supremacistas brancos foram confrontados por outros cidadãos da região, e o encontro logo acabou resultando em violência, com interferência da polícia. No entanto, o número exato não foi informado.

Related Articles