Hospital em Salvador oferece teste gratuito de hepatite B e C

Hospital em Salvador oferece teste gratuito de hepatite B e C

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus.

O que são as hepatites virais? Nos casos mais graves o individuo pode ter falência da função do fígado e necessidade de transplante desse órgão.

Hepatite G - É a forma mais recente de hepatite, não sendo ainda do conhecimento científico se é ou não transmissível.

No Brasil, 800 mil pessoas já foram infectadas pelo vírus da hepatite B e 1,5 milhão pelo vírus C. A média de casos notificados no Brasil no período 2007 a 2016 é de 6,9 por 100.000 hab.de hepatite B e de 6,6 por 100.000 habitantes casos suspeitos de hepatite C (SVS/MS/ 2010). O mesmo ocorreu com a hepatite C, de 5,26 para 2,76, entre 2012 e 2016. Menos de 1% dos casos pode levar a insuficiência hepática aguda grave, principalmente em idosos. "Para hepatite B é indicada para qualquer idade", destacou a infectologista. A transmissão ocorre por via sanguínea, sexual e da mãe para o filho na gestação.

Para os tipos A e B, vacina é a melhor forma de prevenção.

A OMS ressalva que, enquanto o número de mortos provocadas por hepatites virais tem vindo a crescer, os causados pela tuberculose e o VIH estão a descer. Por se tratar de uma doença transmissível verticalmente, é de suma importância a realização de exames pré-natal em grávidas para obtenção do diagnóstico precoce.

Na sessão participará o cantor Rui Reininho, para a apresentação do testemunho "Hepatite C na primeira pessoa".

More news: Adiós a Flash: Adobe confirmó su retiro para 2020

A transmissão da hepatite A se dá por meio de água e alimentos contaminados.

iSB - Quais sintomas ou problemas são causados pela hepatite?

Nanci Silva, Gustavo Fernandes e Bruno Ferreira - A maioria dos pacientes é assintomática. As hepatites nem sempre apresentam sintomas. Os sintomas são dores abdominais, mal-estar, náuseas, vômitos e pele e olhos amarelados. "Por isso, é tão importante fazer o exame", alertou Áurea.

Apesar de ser uma doença comum e cada vez mais fatal, a hepatite é uma doença ainda desconhecida para muitas pessoas. incluindo os portugueses. Em Santo André, as unidades de Saúde estão intensificando a vacinação contra a hepatite B. Neste ano, já são 11 casos de hepatite B e 18 de hepatite C. Atualmente, o país tem 135 mil pessoas diagnosticadas com o tipo C da doença. "Para todas as hepatites há tratamento, que é definido de acordo com a gravidade de cada caso, conforme orientação médica". A hepatite B é o tipo mais comum, sendo 90% dos casos curáveis pelo próprio organismo. As ações, realizadas na Praça do Papa, na Enseada do Suá, fazem parte do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, celebrada nesta data.

Nanci Silva, Gustavo Fernandes e Bruno Ferreira - Sim.

Para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de São Bernardo realiza hoje testes rápidos da doença, com resultado imediato, no Shopping São Bernardo Plaza, na Avenida Rotary, 624, no Ferrazópolis, das 10h30 às 16h. A oferta da vacina encontra-se disponível gratuitamente para indivíduos de até 49 anos nos postos de saúde. O secretário de Serviços Urbanos da cidade e vereador licenciado, Chico do Judô, 67 anos, teve hepatite C 12 anos atrás.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia.

Related Articles